Paróquia Bom Jesus

Palavrinha do Pároco!

 

 

Meus Queridos filhos e filhas espirituais da Paróquia Bom Jesus.  

 

Sexta-feira, 27 de Março de 2020

 

A artista brasileira Fernanda Young morreu ano passado, 2019, e foi sepultada no Cemitério de Congonhas, aqui perto de minha Paróquia. Ela escreveu: “A vida acaba com a gente. Poesia e Humor, salvam!”

 

Confesso que nunca fui muito adepto da leitura de poesia, mas há poucos anos descobri os escritos do moçambicano MIA COUTO e cito aqui dois fragmentos de seus poemas: “Esperto é o mar que, em vez da briga, prefere abraçar o rochedo.” “Não morre quem se ausenta. Morre quem é esquecido.”

 

Eu costumo dizer publicamente que não podemos perder a Unção e o Humor.

 

Vou te escrever aqui algo  imprescindível porque dias atuais exigem um alerta: Cuidem da Unção, mas deem atenção redobrada ao estado de humor! Humor vem do latim HUMORE, que significa “líquido”.  

 

Na Marinha existe um exercício chamado Endurance. Lança-se o navio ao oceano por um mês a fio, trinta dias de mar full time! Aprenda: Durante o Endurance os mais antigos de bordo sempre se preocupam com o “moral” da guarnição, o nível de resiliência de cada pessoa, pois lá pelo fim da segunda semana acontece o Stress.

 

Qualquer cisco desencadeia desentendimento nos alojamentos. Qualquer aresta provoca briga e desavença. É perigoso manter pessoas, antes livres para ir e vir e fazer o que desejam, repentinamente, presos, confinados, destituídos de seus direitos básicos.

 

Traz isto para a realidade atual: As nossas famílias não estão acostumadas a isolamento social. Estamos quase que todos aprisionados a uma realidade inédita e não tivemos treinamento prévio.

 

Confesso que fui acometido por uma fome esquisita aqui na minha casa. A minha ansiedade somatizou nos intestinos. Me vejo mascando de quinze em quinze minutos tipo touro Nelore cevado, porco selvagem num milharal. Como não tenho família convivendo comigo, divido o tempo entre leituras, escritos, oração, WhatsApp, TV e sono, além de, pasmem, tomar sol de manhã no Estacionamento da Paróquia

 

A Universidade de Turim declarou em estudos que os mais atingidos pelo indecente do Coronavírus tinham, em grande parte, carência de Vitamina D já que é no Inverno do Hemisfério Norte a população tem a menor exposição anual do sol que é fundamental para produzir esta vitamina.

 

Então, tome sol

 

Presta atenção aos sinais de efervescência. Seja prudente e experiente. Elimine qualquer zum zum zum, mimimi dentro de casa que possa desencadear o mal humor no ambiente

 

Procure proteger a família!  

 

Nada de cobranças. Não seja rabugento, não espere tudo na mão, não seja proprietário do controle da TV, não fique depressivo angustiado prostrado no sofá o dia inteiro com Síndrome da GABRIELA Cravo e Canela, de Dorival Caymmi: “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim!” Nada disto! Nada de rabugice!

 

Esteja o tempo todo Full Time, preocupado com o humor da casa. Ocupe o tempo. Cabeça vazia é oficina do Satã. Assistam filmes juntos, façam estudo bíblico, ouçam música, treinem dança, arrasta o sofá para o canto da sala e pratiquem ginástica, alongamento ou meditação.

 

AUMENTEM O AMOR 

 

A sua casa vai entrar na semana que vem em outro estágio psicológico, em outro nível de dificuldade e vou te contar um segredo: Vai piorar!!!! Vai piorar no sentido de exigências. Vai exigir mais de cada um.  

 

Então, já que dividi contigo esta informação, não alimente desavenças ou brigas.

 

Os seus pais e demais outros todos familiares vão ficar estressados muito rapidamente, mas A ÚNICA PESSOA QUE NÃO PODE FICAR ASSIM É VOCÊ.

 

E pelo que eu saiba você não é um Pé de Couve, uma Jaca Mole

 

 

Exortação das Sagradas Escrituras para hoje é:
Carta de São Paulo aos Efésios Capítulo 6, versículos 10 ao 18.

 

 

Com minhas Preces e minha Benção

Padre Cláudio Dias.