Paróquia Bom Jesus

PALAVRINHA CARINHOSA DO PADRE CLAUDIO

Para este 21 de Junho

12º Domingo do Tempo Comum da nossa Liturgia

 

 

 

Meus Queridos filhos e filhas espirituais da Paróquia Bom Jesus e deste Brasilzão continental.

 

Neste fim de semana o nosso coração, olhos e ouvidos repousam no Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus, Capítulo 10, versículos 26 ao 33.

 

Bíblia na mão? Eu sempre insisto da proximidade da Bíblia porque nos dá a Graça de uma Leitura Orante.

 

Depois do Sermão da Montanha exposto no Evangelho segundo São Mateus Capítulos 5, 6 e 7 inteiros, o Evangelista explora a seção dos 10 milagres transcritos nos Capítulos 8 e 9.

 

O Evangelho de hoje é dirigido ao grupo seleto dos Doze Apóstolos no denominado Discurso Missionário, uma exortação diante das adversidades futuras. A expressão “não tenhais medo” é importante nas Sagradas Escrituras. Ocorre cerca de 140 vezes, dita por Deus, profetas, anjos, apóstolos e por Jesus. Veja aí na sua Bíblia quantas vezes é repetida somente no Evangelho de hoje! Ainda hoje Jesus exige o testemunho de coragem diante de um Mundo que às vezes é hostil à Boa Nova do Evangelho.

 

No Sábado, 13 de Junho, data em que celebramos Santo Antônio de Pádua, o padre Frederico da Diocese de Taubaté transmitiu sua Missa Via Internet e na hora da Oração do “Pai Nosso” fez uma reflexão extraordinária sobre “o pão nosso de cada dia”, reflexão que viralizou entre o Clero por causa de sua vivacidade evangélica.

 

Hoje não há dúvida da triste estatística brasileira na Pandemia deste indecente Coronavírus atrás apenas dos Estados Unidos em número de casos de Covid-19 e aparece em incômodo segundo lugar no número de óbitos, na casa de 50.000 mortes.

 

Me perdoem o pessimismo, mas calculo 75.000 mortes no nosso País até a passagem desta tragédia. É cedo, ainda, para conhecermos o Planeta a ser reinaugurado com a reabertura gradual das atividades profissionais.

 

Ao assistir o vídeo do padre FRED, prontamente me perguntei por que certas pessoas indiscutivelmente insistem em manter atitudes políticas indefensáveis, já que, na realidade, tais atitudes me parece NÃO existem mais. Estou evidentemente me referindo aos que adotaram a ideologia Marxista, que, de uma maneira ou de outra, militaram em Partidos de Esquerda, fosse no Partido Comunista, fosse em organizações surgidas por inspiração da Revolução Cubana. Não tenho dúvida alguma em afirmar que Karl Marx foi uma personalidade excepcional, tanto por sua inteligência como por sua generosidade, pois dedicou a sua Vida à luta por um Mundo menos injusto.

 

Na Faculdade de Filosofia li O Capital, Manifesto Comunista e Miséria da Filosofia, obras de Karl Marx. Não tenho dúvida alguma em afirmar que graças a homens como ele, as relações entre Capital e Trabalho, que, na época, eram simplesmente selvagens, mudaram, alcançando conquistas que as caracterizam hoje. Marx contribuiu para mudar a Sociedade humana, muito embora o seu projeto da Sociedade proletária se tenha frustrado. Nisso Marx errou, e as pessoas que acreditaram em suas ideias, erraram com ele. Isso não significa, porém, que o sonho da sociedade igualitária tenha que ser sepultado, sem choro e nem vela!

 

Continua vivo e o que importa é encontrar outros meios de torná-lo realidade. E para que avanços prossigam nesta perspectiva é necessário reconhecer que o sonho marxista estava errado, ainda que bem intencionado. Se insistirmos nos dogmas ditos revolucionários, como a luta de classes e a demonização da iniciativa privada, não sairemos do impasse que inviabilizou o Regime Comunista onde ele se implantou.

 

Há que reconhecer que, se SEM o trabalhador NÃO se produz riqueza sem o empreendedor também não. Entregar o destino da Economia a meia dúzia de burocratas foi um dos equívocos que levaram ao fracasso os regimes comunistas implantados. Tampouco pode-se negar que o regime capitalista se move essencialmente pela exploração do trabalho e pela acumulação do lucro. A ambição desvairada pelo lucro é o MAL do Capitalismo que deve ser extirpado. Para produzir mais riquezas, é fundamental que nossas Empresas e trabalhadores sejam mais produtivos e isto requer educação de qualidade, baixo custo com burocracia, acesso a novos métodos de produção e a insumos de melhor qualidade, crédito abundante e de baixo custo, além de um sistema tributário que não distorça as decisões de investimento.

 

Destaca-se ainda a importância do convívio harmônico entre o Executivo, Legislativo e Judiciário. É preciso controlar esse atual ambiente de Histeria no nosso Brasil. Eu penso que as Capas Negras do Conde Drácula podem muito bem serem extintas do vestuário folclórico da Suprema Corte, como também penso que as vagas ao Supremo Tribunal Federal devem ser disputadas em Concurso Público e não por nomeações a Deus dará por quem ocupa o cargo de Presidente da Nação. Para isso é necessário mais do que palavras bacanas. É preciso ir muito além da indignação dos que, do sofá e com uma taça de vinho na mão, externam as respectivas posições reproduzindo opiniões de outrem nas redes sociais, sobretudo nestes tempos lúgubres de Fake News.

 

Aliás, escrevo agora como teólogo: Criar, divulgar ou disseminar uma informação falsa é pecado grave! Não compactue com a mentira, porque a mentira é filha de Satã. Atualmente, é preciso o País ter proposição, precisão, conteúdo, argumento e capacidade para concretizar projetos nestes tempos difíceis de Pandemia. Você deve estar pensando que sou a favor do fechamento da Suprema Corte e do Congresso. Que devo andar com taco de beisebol no banco traseiro do veículo e marco presença em manifestações na Avenida Paulista, quebrando bens públicos em prol da Democracia.

 

Deus me Livre.

 

Sou a favor da Ordem.

 

Em outros artigos escrevi que não há Progresso sem Ordem.

 

A ORDEM sempre precede o PROGRESSO até no Dicionário de Língua Portuguesa. O que fazer? Penso que seja necessário preencher cargos no Governo Federal com pessoas que estejam alinhadas ao próprio Governo. Este negócio de negociação com parlamentares nos ensina o que? Nos ensina que a fidelidade para com o Governo Federal é uma responsabilidade dos Partidos. Quando vamos a URNA ELETRÔNICA e votamos no nosso Candidato, na verdade, votamos no Partido. Então é uma falácia a gente raciocinar: Vou votar neste parlamentar do Partido Comunista, MAS ELE NÃO É COMUNISTA. Inclusive, participa da Missa e recebe a Eucaristia. Mas seu parlamentar tem autonomia de voto independente das diretrizes do Partido? Nem aqui, nem na China! Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral recebeu mais de Dois Bilhões de Reais de Recursos do Fundo Eleitoral.

 

Meu pensamento hoje é anarquista. Anarquismo, no seu uso vulgar, é sinônimo de baderna. No sentido filosófico, anarquismo é o sonho de uma Sociedade livre de governantes (do grego An + Arxé, sem autoridade) a harmonia obtida não por Lei ou medo de autoridade, mas por meio de acordos livremente estabelecidos entre grupos sociais.

 

Pense comigo uma hipótese: Imagine a economia somente em xícaras de cafezinho se o Congresso com portas fechadas? Sonho inatingível!!!!

 

Vou escrever agora como cidadão: Por que a Esquerda tomou pau nas últimas eleições? Antes de tudo, por vaidade. O maior pecado da Esquerda é a vaidade do bem. Vaidade das Vaidades! A Esquerda mente para sobreviver em seus coquetéis, festivais de cinema, mesas acadêmicas e em suas colunas sociais. Se hoje a DIREITA tem que provar que não é VILÃ, a ESQUERDA tem de provar que nunca foi.

 

Há alguns anos atrás Luiz Inácio Lula da Silva, convocou a Nação para um grande mutirão cívico contra a fome e disse: “Enquanto houver um irmão brasileiro ou uma irmã brasileira passando fome, teremos motivo de sobra para nos cobrirmos de vergonha!”  E de repente concede uma plataforma petrolífera on-shore para a Bolívia, capitaliza obras do Metrô na Venezuela e constrói um porto em Cuba. Como justificar o culto a Cuba? Eu conheci FIDEL CASTRO na quinta-feira, 15 de Março de 1990, em Brasília. A Revista Forbes alega que o ditador cubano deixou uma fortuna avaliada em 900 milhões de dólares. Como cultuar o Socialismo de FIDEL CASTRO?

 

Frei Betto, frade dominicano da Igreja Católica afirmou ano passado que as Revoluções são fatos históricos, como a Revolução Francesa e a Revolução Russa. Disse ele que Cuba se orgulha de ter se livrado da Ditadura de Fulgêncio Batista e da humilhação de ser um bordel para turistas americanos. Vamos supor que em 1964 o Brasil tivesse caído sob domínio soviético! Penso que nossa Nação teria se transformado numa Ditadura da mesma forma, levando-se em conta o contexto geopolítico de então, óbvio, no início da década de 1960.

 

Talvez um outro Vietnã.

 

Iam dilapidar nossa Amazônia, nossas reservas de Petróleo e os ideais da juventude. Cuba é uma ilhota. O que Cuba produz? Charutos? O Brasil é um Continente. Um Continente como a China. A China é superlativa por natureza e vocação. Em 2009 a China passou a ser o nosso maior parceiro comercial. Eu particularmente não confio muito na China! Por que a China com seus UM bilhão e QUATROCENTOS milhões de chineses se presta ao fato de testar a Vacina contra o indecente do Coronavírus em novecentos brasileiros? Devemos nos recordar que o Comunismo tentou com todas as suas estruturas e potências sufocar o Cristianismo, erradicar a Fé religiosa e substituí-la pela Ideologia Marxista, concebida como uma quase religião, dadas suas exigências radicais.

 

Qual o PROJETO ESTRATÉGICO para extirpar das consciências a Fé cristã?

 

Acompanhe com este pobre padre caipira: Decapitação das Comunidades através da calúnia contra Cardeais, Arcebispos e Padres. Destruição da Unidade do Clero. Nacionalização das terras, propriedades e bens da Igreja. Fechamento de Seminários. Proibição do Ensino do Catecismo. Extinção de Congregações e Ordens Religiosas. Estatização de Escolas, Hospitais e Universidades católicas. A Imprensa escrita, radiofônica e televisiva colocadas sob o constante controle do Departamento de Ideologia e de Propaganda do Partido Comunista. Enfim, toda crítica ao Regime seria passível de prisão ou reeducação em campos de concentração. Veja: os mesmos comunistas que hoje aparecem se oferecendo como vítimas e no contexto objetivo da época no Brasil foram realmente vítimas de violência, tortura e abusos, se tivessem se instalado em Brasília em 1964, teriam matado, torturado, violentado, roubado e exilado como todo Comunista fez no Poder.

 

Você dúvida?

 

Uma pergunta que faço: Por que durante o Regime Soviético era exatamente este Regime quem prendia seus cidadãos dentro da Cortina de Ferro e não o Mundo dos “porcos Capitalistas?” O Comunismo, além de destruir a Economia por onde passa, haja vista Cuba e Venezuela, destrói a liberdade, institui formas de destruição das famílias e do Cristianismo, além de matar em números mais do que os Nazistas. Então temos aqui no texto um pobre padre caipira, mas Capitalista? Coitado! Não tenho onde cair morto. Sempre dei credibilidade a Providência. Não tenho nem sepultura pessoal e bem recentemente me desfiz de 75% da minha Biblioteca particular. De fato, ninguém necessita acumular fortunas fantásticas para ser feliz. A Sociedade também não necessita ser irretorquivelmente igualitária, mesmo porque as pessoas não são iguais.

 

Um perna de pau que nem EU não deve receber o mesmo que o Cristiano Ronaldo, e nem o Bill Gates o mesmo que ganha um motorista de UBER. E, por falar nisso, para que alguém necessita ter a sua disposição milhões de dólares? Para jantar “pérolas de Minas Gerais?” Se alguém investe esse dinheiro numa Empresa, promovendo emprego para as pessoas e o bem estar da Sociedade, tudo bem. Mas ninguém necessita ter dez automóveis de luxo, casa de veraneio na serra e no litoral, nem dezenas de amantes.

 

Atualmente a Medicina dispõe de mais medicamentos para disfunção erétil do que para o Mal de Alzheimer. Só posso rir! A pessoa tem uma virilidade extraordinária a base de remédios, mas não se lembra para que serve!!! Então o que pensa este anarquista?

 

Eu penso que as fortunas devem ser divididas com todas as classes sociais, investidas na formação cultural e profissional das pessoas menos favorecidas, utilizadas para subvencionar Hospitais, Universidades, Esportes e Instituições que combatem a Aids, o Câncer, a Leucemia,... Sucede que só avançaremos nessa direção se pusermos de lado os preconceitos esquerdistas e direitistas que fomentam o ódio entre as pessoas.

 

Bill Gates é católico e conta com uma fortuna de 110 BILHÕES DE DÓLARES. Sabe por que Gates deixou a presidência de sua Empresa capitalista para dirigir a sua Entidade beneficente? Porque isso o faz mais feliz, dá sentido à sua Vida! Criada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, a Microsoft levou menos de dez anos para se tornar um predador internacional graças principalmente ao Windows, o sistema operacional que mudaria para sempre a História da Computação. A Microsoft cresceu produzindo softwares para computadores, mas sofreu com o advento de Tablets e Smartphones, que derrubaram consideravelmente seus lucros. Bill Gates bandeou-se para a Filantropia, investindo fortunas em programas de saúde pública.

 

Mahatma Gandhi, responsável pela libertação da Índia por meio da Não Violência afirmou: EU NUNCA ACREDITEI QUE A SOBREVIVÊNCIA FOSSE UM VALOR ÚLTIMO. A VIDA, PARA SER BELA, DEVE ESTAR CERCADA DE VONTADE, DE BONDADE E DE LIBERDADE. ESSAS SÃO COISAS PELAS QUAIS VALE A PENA MORRER.

 

Na quinta-feira feira, dia 18 último sepultamos a jovem Juliana Fernandes que lutou bravamente contra o indecente do Coronavírus. Deixou marido e a filhinha Rafaella de um mês e meio de vida. A família também contaminada pelo Covid-19 não pôde comparecer ao sepultamento.

 

Minha Gente Iluminada, a consciência da Morte nos proporciona uma maravilhosa lucidez.

 

Topa um exercício espiritual? Um joguinho de “faz de conta”. Vamos fazer de conta que temos apenas mais dois meses de Vida. Como é que viveremos, sabendo que o TEMPO é curto? Eu que já me desfiz de parte dos meus livros começaria libertando-me de uma infinidade outra de coisas tolas e mesquinhas que permitimos se aninhem em nossos pensamentos e coração.

 

Resta, pois, uma questão: O QUE É ESSENCIAL? Eu, metódico que sou, às vezes, ia preparar-me para a Liturgia final. Às favas as etiquetas sociais. Ia gritar um grito de independência para ficar livre da compulsão prática: fazer, fazer, fazer. Não há mais nada a ser feito. É hora de se entregar inteiramente ao deleite do restante da Vida. Ver os cenários que amo, Santos, Curitiba, tomar café da manhã no Forte do Calçadão de Copacabana, Brasília e Corumbá. Ouvir as músicas que me proporcionam prazer, Roberto Carlos, Leonel Richie, Queen, Zé Ramalho e PRETINHA na voz de seu Jorge. Ler os textos sagrados que me saciaram a alma, Rubem Alves, Fernando Pessoa, Ariano Suassuna, Fernando Sabino. Comer miúdos de frango no Madalosso da Dona Flora em Curitiba, polenta frita com molho especial em Jundiaí, filé alto com alho frito no Tabu da Jussara em Uberaba, bacalhoada à Ilha da Madeira da Lourdes e biscoito de polvilho frito no óleo quente na casa da tia Iolanda. Eu não quero comer Pérolas de Minas Gerais porque, na verdade, são testículos de boi ao alho e óleo. Meu paladar rejeita!!!! Passar uma tarde inteira dedicada ao ócio contemplativo no Mosteiro de São Bento, no Santuário da Medalha Milagrosa em Uberaba e na Capela da Fazenda dos Maristas em Mendes. E abraçar gente, minha gente, que merece todo o meu afeto de um abraço demorado, quente, daqueles que a gente ouve o coração do outro, irmãs, sobrinhos, o Dr Marcelo que cuidou do coração de meus pais, a Isabela e o cachorro. O fato é que, sem que o saibamos, todos nós estamos enfermos de Morte e é preciso viver a Vida com Sabedoria para que ela, a Vida, não seja estragada pela loucura que nos cerca.

 

Pensei agora, se me permite, nas minhas longas caminhadas pelo meu próprio funeral, fazendo aquilo que não desejo fazer, fazendo porque outros desejam que eu faça. Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim. Anzóis na carne!!! Esferas de Aço dentro do sapato!!! Transformei-as em bolhas de sabão e as estourei. E quero meus amigos. Não do jeito do Roberto Carlos, que queria ter um milhão de amigos. Não é possível ter um milhão de amigos. Quero meus poucos amigos. Família Pires, Família Mota, Família Jacob. Amigos: pessoas em cuja presença não é preciso falar.... Enfim, dois meses se passaram e por detrás dos espaços infinitos e do silêncio das estrelas que nos causam êxtase, há um rosto que me olha serenamente e me desafia sair da sepultura e a viver.

 

Pense nisto! Vamos supor que você tenha 60 dias de Vida. Não tenha Medo!

 

Deus não nos protege do Medo.

 

Ele nos convida à coragem de viver a despeito dele.

 

E a Passagem Bíblica para esta semana é Primeira Carta de São João Capítulo 4, versículos 11 ao 16.

 

 

Com minhas Preces e Benção Sacerdotal,

Padre Claudio Dias.