Paróquia Bom Jesus

PALAVRINHA CARINHOSA DO PADRE

PARA VOCÊ

 

 

Meus Queridos filhos e filhas espirituais da Paróquia Bom Jesus e leitores amados com a mesma intensidade. 

 

Bem vindo mais um Agosto! 

 

Que Agosto desembarque no nosso Calendário com gosto de conquista, gosto de Amor, gosto de realizações! Ao seu gosto! Ao nosso gosto! Ao gosto de Deus. 

 

Ultimamente tenho um sonho persistente, haja vista que nosso Brasil atingiu 100.000 óbitos causados pelo indecente do Coronavírus. Maldita Pandemia! 

 

Nestes tempos sombrios na História da Civilização Moderna é salutar lembrar-se da Poliomielite e do extraordinário médico e virologista judeu polonês chamado Albert Sabin. Ele decidiu não patentear a Vacina contra Poliomielite, permitindo sua propagação para todas as pessoas do Planeta. Foi o seu Testamento para a Humanidade. Para quem não sabe, Sabin casou-se com a  brasileira Heloísa Abranches. Indecência por parte da Humanidade não se recordar dos nossos grandes heróis da Ciência! 

 

Enquanto milhares de brasileiros morrem nos Hospitais sem direito sequer a velório por expresso que seja,  devido a letalidade viral, empresários e políticos se aproveitam para lucrar em cima da pior crise de saúde da História do nosso País. A descoberta de esquemas para a aquisição fraudulenta de equipamentos hospitalares, respiradores, aparelhos de proteção, máscaras e estruturas de Hospitais de Campanha, recorda os ares de calamidade pública. 

 

Em 2006, o Brasil foi vítima da Máfia dos Sanguessugas que desviou dinheiro de compra de ambulâncias para políticos. Os nossos representantes governamentais aproveitam da dispensa de licitação para compras emergenciais com até 300% de superfaturamento, segundo a ONG Transparência Internacional. 

 

Ultimamente tenho sonhos em administrar um Cemitério. Cemitério com uma ala somente para políticos. Sonho mais precisamente plantar um Cemitério. À medida que as pessoas queridas são sepultadas, vou plantando as árvores que mais se parecem com elas! Qual a árvore você prefere sobre seu sepulcro? Algumas pessoas tem cara de limão, jurubeba ou boldo. Umas tem jeitinho de ciprestes, salgueiros ou oliveiras. Outras tem cara de cactos do deserto, orquídeas, beladona ou sicômoros. Ou quem sabe ( ! ) carvalhos, bromélias, sândalos, romeiras ou videiras? As romãs de Israel tem sabor extraordinário. Na sepultura de determinados políticos creio que do terreno estéril não prolifera nem o Cipó Chumbo, uma holoparasita capaz de matar seus hospedeiros, sugando-lhes a seiva bruta, os carboidratos e os hormônios vegetais, levando a morte. No sepulcro de papai plantaria um Cedro, árvore majestosa nativa das montanhas da região mediterrânea do Líbano, 75 vezes citado nas Sagradas Escrituras. Na sepultura de mamãe, acácias de flor amarela, madeira escolhida pelo próprio Deus no Livro do Êxodo, Capítulo 25, para a fabricação da Arca da Aliança. São árvores nobres para pessoas nobres

 

Que árvore você deseja que seja plantada sobre sua tumba? 

 

À princípio, você deve pensar: De onde este pobre padre caipira tira estas ideias mirabolantes? Segundo o Capítulo 20 do Evangelho de São João, Jesus foi sepultado num túmulo emprestado localizado num jardim, tanto é que Maria Madalena o confundiu com o jardineiro. 

 

Eu estive há muitos anos em Itajubá visitando o túmulo do Padre Léo Gonçalves que faleceu em Janeiro de 2007. Tinha um belíssimo ipê amarelo ao lado da sepultura! Era um ipê pequeno, mas todo em flor. Magnífico! Quero Ipê no meu túmulo!!! Aprenda com este pobre padre caipira a admirar árvores, das pequeninas até as gigantescas. São os seres vivos mais longevos deste Planeta! Enfim, aprenda que a árvore que o SÁBIO admira não é a mesma árvore que o TOLO vê! Lembre-se que Deus, no Capítulo 3 do Êxodo, se manifestou a Moisés na Sarça ardente! Na árvore está a Manifestação do Sagrado! 

 

Neste mês de Agosto celebramos o festivo Dia do Senhor Bom Jesus e também a sexta edição do Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos. Nesta data tão importante e tão negligenciada pelo Povo de Deus, tive a grata satisfação de tomar conhecimento que Charles de Foucauld em breve será canonizado pela nossa Igreja. O Papa FRANCISCO autorizou a Congregação para a Causa dos Santos a promulgar o Decreto sobre o milagre atribuído a este homem extraordinário. Se você, dia 6, não rezou pelos Cristãos que sofrem Perseguição pelo Mundo, ainda é tempo. Cristãos são perseguidos em muitos Países da África, como também na China Continental, na Síria, no Iraque, na Nicarágua e em Belém, lugar do nascimento de Jesus. Em Belém há uma política islâmica imobiliária que visa a expulsão de famílias cristãs para a ocupação sistemática das residências e terrenos. Em Moçambique, membros do Estado Islâmico atacaram os Conventos das Irmãs Carmelitas e dos Beneditinos. Em Sumatra, a maior ilha da Indonésia o grupo islâmico Hidayatullah semeia violência e promove conversões forçadas. 

 

Rezemos, Gente Iluminada, por tantas perdas, tantas Vidas subtraídas pela violência infligida em Nome de Deus. 

 

Recentemente a Catedral de Manágua, na Nicarágua, foi atacada com explosivos incendiários! 

 

O que muito me encanta nas Catedrais e Igrejas são os vitrais. A Vida se manifesta no tempo formando um vitral de desenho sempre incompleto, de cores variadas, brilhantes, quando passa o sol. A Paróquia Bom Jesus da Diocese de Santo Amaro possui um Vitral com o desenho do Calvário! Graças a Deus nosso Vitral nunca foi vítima de vandalismo! Pedradas ao acaso acontece de produzir estilhaços. Os estilhaços se perdem por aí! Às vezes eu encontro estilhaços que foram meus, que foram Vida. Examino-os com atenção redobrada tentando me recordar de que História faziam parte! Encontrei caco pequeno e amarelinho, cor de gema de ovo de galinha caipira, que ressuscitou a lembrança de amigo muito querido que morreu afogado num rio. Tropecei em estilhaço pontudo e azul que trouxe em nuvens um beijo antigo! Houve um outro fragmento avermelhado com riscas de giz que muito me fez chorar, sem que eu lembrasse de onde me pertencera! 

 

Recordações! Saudades! Nostalgia! Saudade é quando o belo e a despedida coincidem. O que revela o nosso próprio segredo, dilacerados entre o belo que nos tornaria eternamente felizes, e os nossos braços, curtos demais para segurá-lo. 

 

A BELEZA, como sugeriu o poeta RAINER RILKE, nos permite contemplar o FEIO sem sermos por ele destruídos. Na mesma data em que vivenciamos em comunidade o Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos, celebramos o Dia do Bom Jesus! Ainda é tempo de indicar uma visita ao Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus dos Perdões que fica nas proximidades de Atibaia, pela Rodovia Dom Pedro. Foi erguido numa região conhecida pelos indígenas como Ajuritiba que significa Colina Refúgio das Aves. O Santuário tem mais de Trezentos Anos de Fundação e encontra-se há 77 km de São Paulo, 77 km de São José dos Campos e 77 km de Campinas. Já foi administrado pelos Padres Redentoristas, Franciscanos e Agostinianos. O bem aventurado Padre Redentorista VITOR COELHO fez o Noviciado neste Santuário. Passando por aquelas redondezas, parada obrigatória sugerida por este pobre padre caipira e com certeza você vai desfrutar de uma Graça cheia de indulgências ao visitar este Território Eucarístico que é o Santuário do Senhor Bom Jesus dos Perdões. Você vai ter a experiência do Eterno: Aquilo que a memória ama, fica eterno. Aproveite lá para rezar uma Ave Maria por este Sacerdote! 

 

Neste Dia do Bom Jesus celebrei a Missa rogando mais uma vez pela descoberta de uma Vacina contra o Indecente! Estima-se que o valor global investido na procura de uma Vacina contra o Sars-CoV-2, o vetor da Covid-19 esteja em torno de 20 bilhões de dólares. A participação de nossa Nação por um imunizante é relevante exatamente por causa da explosão de casos. Testam-se Vacinas onde elas são necessárias. São necessárias no Planeta como um todo, mas contamos também com um histórico de reputação internacional na área com estruturas como a Fiocruz, no Rio de Janeiro, e o Instituto Butantã, em São Paulo. Talvez antes do fim deste Ano atípico teremos a boa notícia do teste maciço de uma Vacina. Já se fala da Vacina da Universidade de Oxford, na Inglaterra, como da chinesa Sinovac Biotech. 

 

Eu mesmo, aqui neste espaço literário, escrevi que não me exponho a qualquer tipo de suposto imunizante chinês! A China Continental caiu em desgraça! Como pode o País da Seda, da maior Muralha da Terra, dos ursos pandas e do pato a Pequim anunciar que nesta Pandemia contabilizou somente 4.600 mortes? Penso que este indecente do Coronavírus nos revelou tantas coisas a respeito da Vida e da Morte que hoje posso dizer: A VIDA, para ser VIDA, leva tempo, demanda paciência, aniquilação, exige cuidados de jardinagem, há que se esperar! E somos uma geração marcada pela pressa! 

 

Mas a morte vem súbita e definitiva. Uma árvore leva décadas a crescer. O Machado a abate em poucos minutos. Dia destes fui ao Hospital do Câncer visitar uma paroquiana muito querida em tratamento médico. Levei o Óleo da Unção dos Enfermos e a Eucaristia. Eu, de vestimentas todas pretas, típicas de padre, fui interrogado pela Enfermeira Chefe da UTI. — Higienizou as mãos? —Grau de Parentesco? — Motivo da visita? — EU SOU PADRE. A mulher me olha de cima a baixo, cenho franzido, como se eu tivesse poderes para ver a tonalidade de sua alma! “”— Eu já fui cristã! Hoje sou Atéia! Estou muito bem resolvida.””  Eu pergunto: “”—Quando se deu o óbito?””  Ela me olha sem entender! É cada barbaridade que a gente ouve em nome de Cristo, Alá, Buda. —Óbito? Explico: “”— As únicas pessoas bem resolvidas que conheço estão no Cemitério.””  Encontro minha paroquiana sobre aquele leito hospitalar num estado de fragilidade humana capaz de comprimir dentro do peito meu coração sacerdotal. Os padres choram!!!! Choram? Mas os padres não são homens escolhidos por Deus? Somos, sim, de Deus, mas não somos super heróis, amálgama de lava vulcânica e rochas. Somos seres humanos muitas vezes em construção contínua! A Vida por si vai resolvendo as equações diferenciais de cada um de nós. Às vezes choramos pela solidão porque rodeados de pessoas, somos sempre sozinhos. Choramos de saudades da nossa família de sangue porque a maior parte das vezes nos vemos mais em funerais do que em festas. Choramos pela incompreensão porque não podemos nos dar o luxo de adoecer, ou sentir exauridas as forças, ou ter o direito de errar, de falar um palavrãozinho de nada em público! Choramos pela impotência quando testemunhamos a dor, a miséria, o sofrimento e até mesmo a lerdeza do coração do nosso povo. Choramos quando não podemos fazer absolutamente nada a não ser olhar com ternura, amar no silêncio, rezar com brandura e acompanhar com misericórdia. E não pense que são só tragédias!!! Choramos de Felicidade, de Amor e de Júbilo! E choramos nos funerais de nossos paroquianos mais amados. 

 

O Padre é o Pai Espiritual de Gerações!!! 

 

A Morte é a única conselheira sábia que temos. Sempre que sentir que tudo vai de mal a pior e que você está a ponto de ser aniquilado, volte-se para a Morte e pergunte-lhe se é verdade. Sua Morte lhe dirá que está errado. Sua Morte vai te encarar e dirá: —“Ainda não te toquei”.   A Morte nunca fala de si mesma. Ela fala sobre aquilo que estamos fazendo com a própria Vida, as perdas, os sonhos que não sonhamos, os riscos que não tomamos por medo, os suicídios lentos que perpetramos. 

 

Nesta semana, a Comissão Nacional de Presbíteros vinculada a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil anunciou que 415 padres brasileiros foram contaminados com a Covid-19. A nossa Diocese de Santo Amaro uniu-se em oração por nosso Bispo Diocesano, Dom José Negri, hospitalizado, como também nosso Bispo Emérito Dom Fernando, em isolamento. No dia 10 de Abril o nosso irmão de Presbitério Padre Mário de Almeida com 81 anos de idade e 57 anos de Sacerdócio, faleceu na UTI do Hospital do Câncer com o diagnóstico da Covid. É de relevante importância ressaltar aqui no meu texto que o padre Mário estava em tratamento contra o câncer, e não contra o Coronavírus. Esta relevância é útil haja vista um Nezara Viridula questionar a Diocese de Santo Amaro. 

 

Ôôôô caboclo, quando se deu seu óbito? 

 

Afrouxa os nós da gravata, bebe uma garapa na Feira, relaxa a musculatura da mandíbula, põe um sorriso mesmo que imperceptível na cara. Queira a Felicidade dentro de uma ampola! Quebra-a no gargalo e mete Felicidade goela abaixo. Somos em Santo Amaro 250 padres, porém com o histórico de UM óbito somente, como também, que eu saiba, três padres em tratamento contra a Covid. Se a CNBB publica uma Nota de Esclarecimento revelando o número de Sacerdotes contaminados no Brasil, o que há de se pensar? Que foram contaminados em algum Baile Pancadão? Em banho de cachoeira ou na prancha de surfe? Fazendo compras nestes Atacadões? Contaminados no Boteco ou na Balada? Onde os padres foram contaminados? Em Hospitais quando somos chamados para a Unção dos Enfermos! Em Velórios quando sepultamos paroquianos. Não recusamos o pedido para o Sacramento ou para a Prece de Exéquias. Não somos contaminados por ausência ou por excesso de FÉ! DEUS não é um “agente de seguros” contra os infortúnios.

 

O povo de Israel sempre manifestou a Fé no Deus único e verdadeiro, porém experimentou o pior pesadelo imposto pelos homens nos Campos de Concentração e na ideologia nazista de Extermínio em Massa. Vamos a Leitura Orante: O modelo de Fé no Antigo Testamento é Abraão. O pai de Israel era pagão em Ur, na Caldéia, e por sua Fé, tornou-se herdeiro da promessa e pai do povo de Israel. 

 

Leia Carta de São Paulo aos Gálatas 3,6-9, como Gênesis 15,6. 

 

Diz o Evangelho que JESUS não foi capaz de realizar milagres em NAZARÉ exatamente por ausência de FÉ de seus conterrâneos, (Mateus 13,58). 

 

O Bispo FRANCISCO XAVIER VAN THUAN foi preso pelo Regime Comunista do Vietnã e permaneceu em cárcere de 1975 a 1988, sendo NOVE ANOS EM TOTAL ISOLAMENTO NA SOLITÁRIA! Não tinha Fé? A freira Dorothy Stang, religiosa da Congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur foi assassinada em 12 de Fevereiro de 2005 em Anapu, Pará, com 6 tiros. Não tinha Fé? A China Continental, auto-declarada sem Religião, sem Fé, Pais Comunista que contabiliza 1 BILHÃO E QUATROCENTOS MILHÕES DE chineses é autêntica em declarar somente 4.600 mortes causadas pelo Indecente do Coronavírus? A declaração pública de que não tem FÉ em Deus contribuiu para o número insignificante de óbitos? 

 

Gente Iluminada, somos as coisas que moram dentro de nós! Por isso há pessoas belíssimas! Não pelo rosto mas pela exuberância do seu Mundo interno! Pessoas há que, para adquirirem uma experiência mística, fazem longas peregrinações a lugares onde anjos e santos apareceram em meio a névoa de incenso! Eu, ao contrário, quando almejo uma experiência mística, vou à feira! Cebolas roxas, tomates vermelhos, pimentões amarelos, uvas, caquis, abacaxis pérola, pastéis no óleo fervente, flores diversas e as pessoas das mais diversas faces me causam admiração mais que anjos querubins ou espíritos luminosos.

 

Neste segundo Domingo de Agosto celebramos o Dia dos Pais! Dia dos Pais é TODO DIA! Jesus ensina o PAI NOSSO no Evangelho de São Mateus e no de São Lucas, e no Evangelho de São João anuncia que nos AMA com a mesma intensidade do AMOR DO PAI. Se Deus se revela PAI sem deixar de ser DEUS, como é que cada um de nós se revela “filho” sobretudo nestes tempos atuais de Pandemia? 

 

Temos visto pelos Meios de Comunicação o povo reclamando sobre a demora da liberação do Auxílio Emergencial do Governo Federal. Presta atenção neste pobre padre caipira: a Caixa Econômica Federal recebeu cerca de 170 Milhões de Cadastros! É quase toda a População do Brasil. Vou explicar de modo transparente: O Governo informou claramente que pessoas que exercem função remunerada registrada em Carteira de Trabalho, não tem Direito ao Auxílio. Mesmo assim fizeram o Cadastro. O Governo informou que pessoas que recebem Pensão ou Aposentadoria, não tem Direito ao Cadastro. Fizeram o Cadastro. O Governo informou que cidadãos brasileiros menores de idade não tem Direito ao Cadastro. Fizeram o Cadastro. O Governo informou que as pessoas que estavam recebendo Auxílio Desemprego não tem Direito ao Cadastro! Fizeram o Cadastro. O Governo informou que as mulheres que estivessem recebendo Licença Maternidade, não tem o Direito. Fizeram o Cadastro. Isto prova como a maior parte do povo do nosso Brasil varonil não tem uma gotícula de empatia ou Misericórdia para com as pessoas que realmente necessitam desta ajuda Governamental. O Governo Federal identificou cerca de 76 mil presidiários que tentaram receber o Auxílio Emergencial. Agora pense aqui com este pobre padre caipira a respeito do trabalho de análise, cadastro por cadastro, caso por caso! A demora da análise não se deve a culpa do Governo Federal ou da Caixa Econômica. 

 

Fico a imaginar Deus Pai debruçado sobre as contravenções de seus filhos!!!! Que desgosto! Caim que se levanta mais uma vez sobre Abel. Quando nas Sagradas Escrituras Adão e Eva lamentam a Expulsão do Éden, o Jardim das Delicias, Abel propõe aplacar a Ira de Deus, oferecendo-lhe um sacrifício. Por ser o primogênito, ou seja o filho mais velho, Caim argumenta que cabe a ELE fazer o sacrifício, não ao irmao. Adão permite que os dois façam seus sacrifícios. ABEL mata uma ovelha e Caim oferece os frutos de sua colheita. - Capítulo 4 do GÊNESIS. Deus abençoa apenas o sangue! Por que Deus prefere o sacrifício de Abel? Deus é o artífice de tudo! Que recado está enviando a Caim??? A História é uma disputa de crianças pelo amor de Deus! Então, CAIM faz como ABEL, imita-o, oferece a Deus um sacrifício de sangue. Oferece o próprio irmão. E se faz parte do Projeto Divino não condenar Caim à morte, mas deixá-lo vagar pelo Mundo, ser errante, maldito, peregrino, é porque ele será o homem da DOR, da ANGÚSTIA, aquele que terá de suportá-las como a um fardo opressor. E Deus marca Caim com um estigma.  Me perdoem, mas creio no poder de minhas miseráveis palavras como um veneno capaz de aprofundar nossa consciência do MAL em nós mesmos, não nos outros! CAIM SOMOS NÓS! É a lição civilizatória do primeiro homicídio. Uma lição de vida que muitos que hoje ocupam cargos de poder politico (Governadores, Senadores, Ministros da Suprema Corte) e poder religioso (Bispos, Padres, Pastores Midiáticos) parecem ter cabulado na Academia da VIDA por vontade própria! 

 

Fica óbvio na aversão pela Justiça, pela Educação e pela Solidariedade. Já faz parte da simples e mais abjeta negação da culpa. E da Civilização. 

 

Eu te pergunto: Que tipo de filhos somos para este Deus que se faz PAI? 

 

Palavra de Deus para hoje está no Livro de BARUC, Capítulo 3, versículos 1 e 2. 

 

Encerro com a promessa de minhas Preces e com a certeza de minha benção Sacerdotal. 

Padre CLAUDIO DIAS.

 

site .png